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Coleção Digital
Título: EXPERIÊNCIA E FORMAS DE VER: LIMITES E PROMESSAS DO CONCEITO DE VIOLÊNCIA POR MEIO DE DESVIOS ESTÉTICOS E OBRAS DE ARTE Autor: MARIANA CALDAS PINTO FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MONICA HERZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61435
Catalogação: 01/12/2022 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61435@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61435@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61435
Resumo:
Título: EXPERIÊNCIA E FORMAS DE VER: LIMITES E PROMESSAS DO CONCEITO DE VIOLÊNCIA POR MEIO DE DESVIOS ESTÉTICOS E OBRAS DE ARTE Autor: MARIANA CALDAS PINTO FERREIRA
Nº do Conteudo: 61435
Catalogação: 01/12/2022 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61435@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61435@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61435
Resumo:
Esta tese discute o conceito de violência nas Relações Internacionais
enquanto formula um referencial teórico alternativo que consiga articular crítica e
a política a partir de um julgamento estético. Dessa maneira, o sujeito entende o
mundo enquanto um fenômeno ao mesmo tempo constrói o espaço comum de
significados e visibilidade. Por isso, esta tese destaca o lugar da experiência para
problematizar as condições de possibilidade de compreender a violência como um
fenômeno relevante. Então, a estética fornece a legibilidade através da qual
podemos entender (e enquadrar) o conflito ao mesmo tempo em que destaca os
limites e potencialidades deixados para a política. Este trabalho avança que a
violência, dentro das metodologias tradicionais, é enquadrada pela dinâmica entre
guerra e paz. No entanto, como categoria de compreensão do mundo social,
argumentarei que o conflito é uma abstração teórica porque se baseia no que a
realidade supostamente é. Nesse sentido, destacar como apreendemos os fenômenos
permite ampliar narrativas alternativas e formas de ver o conflito e a violência nas
RI. Com esse pressuposto, esta tese traz o pensamento de Walter Benjamin como
um referencial inspirador para discutir o conceito de violência ao lançar luz sobre a
experiência corporal da violência e o que dela resta. Para isso, vou me basear em
obras de arte como suporte metodológico para compreender como apreendemos
esteticamente os fenômenos. Este trabalho explora como a arte pode ser
considerada um esforço epistemológico para compreender o conflito de forma
diferente, além de uma representação da violência. Para seguir esse raciocínio, este
trabalho considerará obras de artistas plásticos do Rio de Janeiro que discutem a
violência contemporânea na cidade para destacar como a arte pode funcionar como
dispositivo de pensamento e visibilidade.
Descrição | Arquivo |
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