XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE QUADRUPLE PATH: DESIGN TEACHING AIMED AT THE INTEGRITY OF BEING Autor: DANIELE MARCAL SPADA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ADVISOR
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 61576
Catalogação: 19/12/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61576@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61576@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61576
Resumo:
Título: THE QUADRUPLE PATH: DESIGN TEACHING AIMED AT THE INTEGRITY OF BEING Autor: DANIELE MARCAL SPADA
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 61576
Catalogação: 19/12/2022 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61576@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61576@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61576
Resumo:
The present study emerged, guided by the need to systematize a
differentiated experience, in Design Teaching, with disruptive pedagogical
practices, focused on human development, mediated by experiential dynamics and
supported by social networks. Given the expertise acquired in the author s
professional practice and the current educational scenario, with all the technological
and digital benefits and hardships, this research proposes an approximation of
Design Teaching to education aimed at the harmonious development of the Being,
in all its dimensions. To do so, it follows the Quadruple Path, which is based on the
deepest mythical roots of humanity. Its mental, bodily, social, cultural aspects, as
well as the functions of consciousness, thought, sensation, feeling and intuition, are
stimulated through blended learning, interaction and collaboration, supported by
social networks, used as learning platforms. It is in this bidirectionality, between
two worlds: that of ancestral knowledge and a technological world that this work
points out new pedagogical practices that contribute to an interdisciplinary and
transcultural training of the Design student. For this approximation to be possible,
the research was outlined in some stages. The first clarifies some fundamental
concepts in which this work is inscribed, the second shows the author s personal
path, which gave rise to this work, in the third stage begins the journey through the
Quadruple Path divided into: The Warrior s Path (Social Dimension - Thought),
The Healer s Path (Body Dimension - Sensation), The Visionary s Path (Cultural
Dimension - Intuition) and the Master s Path (Mental Dimension - Feeling). Finally,
the fourth stage points to the farewell of this walk in an integrated way.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |