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Título: NO BRASIL TAMBÉM SE FALA RUSSO: AS MEMÓRIAS DA DIFUSÃO DO IDIOMA RUSSO NO SÉCULO XX ATRAVÉS DAS INSTITUIÇÕES BRASIL-UNIÃO SOVIÉTICA
Autor: CRISTINA FIGUEIRA SHAH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RENATA DE FIGUEIREDO SUMMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64402
Catalogação:  23/10/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64402@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64402

Resumo:
A presente monografia tem por objetivo analisar como se deu a difusão do ensino do idioma russo no Brasil durante dois períodos muito importantes para a história do país. São eles a Ditadura Militar, que durou vinte e um anos, e o processo de Redemocratização ocorrido a partir de 1985. Para isso, foram utilizados como estudo de caso as instituições culturais Brasil-União Soviética, que atuavam em território nacional desde a década de 1950, principalmente o Instituto Cultural Brasil-União Soviética da cidade do Rio de Janeiro (ICBURSS) e a União Cultural Brasil-URSS na cidade de São Paulo (UCBURSS). Estas instituições eram privadas, mas tinham estreitas relações com o governo central soviético. Além disso, elas eram a principal fonte de aprendizado da língua russa durante o período militar, o qual foi marcado por uma forte propaganda anticomunista. Nesse contexto serão analisadas as nuances da relação entre o governo brasileiro e o governo soviético ao longo do século XX, bem como a inesperada não ruptura de relações diplomáticas após o golpe cívico-militar do ano de 1964. Paralelamente, pretende-se mostrar o desenvolvimento interno da cultura soviética, principalmente no período pós-Stalin, e como isso possibilitou a expansão do ensino do idioma russo para além da esfera de poder político da União Soviética. Para maior factibilidade da monografia, foram realizadas entrevistas com antigos professores e dirigentes das duas instituições culturais Brasil-União Soviética recortadas, bem como uma análise de documentos oficiais redigidos pelo governo brasileiro à época. A partir disso foi possível concluir que a narrativa oficial do governo brasileiro que visualizava as instituições como uma ameaça ao regime não era condizente com os verdadeiros propósitos políticos das mesmas.

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