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Título: SONHOS EM DISPUTA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO, AS DISPUTAS PELA NARRATIVA HEGEMÔNICA E AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA COLONIALIDADE DO SABER
Autor: GABRIELLA ROSA MAGALHAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULO HENRIQUE DE OLIVEIRA CHAMON - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64804
Catalogação:  13/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64804@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64804

Resumo:
Diante das alterações propostas pela Lei nº 13.415/2017, que ficou conhecida como a Reforma do Ensino Médio, a pesquisa identifica duas narrativas principais que disputam diretamente, no processo político, os termos da reformulação do Ensino Médio brasileiro. O discurso oficial, representado pelo Estado, grupos empresariais e as principais organizações internacionais é marcado pela preocupação com a Educação por conta do seu potencial em influenciar os índices de desenvolvimento e crescimento econômico. Já a crítica mobilizada pelo Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio enxerga as alterações como um aprofundamento das desigualdades educacionais e reivindica o direito da Educação básica comum a todos. Reconhecendo o antagonismo entre essas perspectivas, o trabalho argumenta no entanto que ambas compartilham um aspecto comum ao não questionarem – e assim tomarem parte – a colonialidade do poder e do saber na constituição do problema da Educação formal brasileira. Com o objetivo de contribuir para a construção de um caminho outro que transforme essa Educação universal em muitas educações possíveis, o trabalho utiliza o chão comum desses discursos para apontar o problema da colonialidade. Por fim, a pesquisa traz a partir da reflexão da experiência das ocupações, alguns princípios do pensamento de fronteira que podem oferecer respostas outras para o que sonhamos como educação brasileira

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