$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: A VOCAÇÃO UNIVERSAL À SANTIDADE: UMA RELEITURA MORAL DO CAPÍTULO V DA LUMEN GENTIUM
Autor: LUIZ HENRIQUE BRANDAO DE FIGUEIREDO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 66561
Catalogação:  03/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66561@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66561@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.66561

Resumo:
A pergunta sobre o fim último da existência humana sempre motivou a reflexão filosófica e teológica. A razão natural poderia chegar à conclusão de que Deus nos cria para manifestar sua glória e comunicar a sua perfeição, mas somente por meio da razão iluminada pela fé é que podemos compreender que o ser humano é chamado à uma ordem sobrenatural. Sendo assim, ele é destinado em Cristo, por obra do Espírito Santo, a entrar na comunhão eterna com Deus, que comumente chamamos de santidade. Esta vocação de todos à bem-aventurança eterna tem sido objeto de anúncio desde o texto bíblico, perpassando toda a história depois de Cristo. Há 60 anos esse anúncio ressoou mais uma vez no texto da Constituição Dogmática Lumen gentium do Concílio Vaticano II. Por ocasião do aniversário de sua promulgação, nos propusemos a refletir sobre a vocação universal à santidade, considerando o papel da Teologia Moral na concretização deste chamado. Desejamos demonstrar os fundamentos desta vocação, a partir do texto conciliar, e afirmar como a moral católica está a serviço da santificação do homem de hoje.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui