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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: HISTÓRIA E IMAGEM, LUDICIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE JOGO DE TABULEIRO Autor: RAFAEL COELHO BASTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66693
Catalogação: 14/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66693@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66693@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66693
Resumo:
Título: HISTÓRIA E IMAGEM, LUDICIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE JOGO DE TABULEIRO Autor: RAFAEL COELHO BASTOS
Nº do Conteudo: 66693
Catalogação: 14/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66693@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66693@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66693
Resumo:
O lúdico tem grande importância e eficácia como estratégia educacional.
Neste contexto, o uso de jogos é elemento fundamental da ludicidade. Assim, a
presente dissertação objetiva apresentar um Produto Educacional, o qual seja
sustentável do ponto de vista orçamentário e que possa ser realizado pelo professor
mesmo com poucos recursos, independentemente de apoio institucional ou
financeiro, tendo em vista a realidade precária de parte significativa das escolas
públicas brasileiras. Ademais, intenta demonstrar, por meio de levantamento
bibliográfico e debate entre as obras, que o lúdico é uma linguagem que funciona e
que jogar em História é algo sério. Além disso, comprovar que o jogo é um
importante meio de cooperação, participação, protagonismo discente e
engajamento, na medida em que por sua própria natureza, leva à participação, à
socialização e ao envolvimento, sendo possível avaliar os estudantes sob essa
perspectiva, rompendo com sistemas tão somente voltados a práticas avaliativas
pautadas pela quantificação de escala numérica e notas. Dessa forma, a proposta
lúdica, neste caso em comento, se alicerça em um jogo de tabuleiro físico com
perguntas e respostas, projetadas através de um datashow, que trabalhem conteúdos
escritos de história, mas também conteúdo imagético, com temas do século XX e
XXI, o qual se intitula História e Imagem.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |