XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ESTROFES DE HISTÓRIA: SABERES HISTÓRICOS E HISTÓRICOS SABERES NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO HISTÓRICO Autor: ADRIANA DA SILVA SERAFIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66705
Catalogação: 14/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66705@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66705@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66705
Resumo:
Título: ESTROFES DE HISTÓRIA: SABERES HISTÓRICOS E HISTÓRICOS SABERES NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO HISTÓRICO Autor: ADRIANA DA SILVA SERAFIM
Nº do Conteudo: 66705
Catalogação: 14/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66705@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66705@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66705
Resumo:
Esta dissertação consiste num relato reflexivo e analítico de atividades
pedagógicas desenvolvidas em aulas de história denominadas: Estrofes de História.
As experiências ocorreram com turmas do nono ano da rede municipal do Rio de
Janeiro, em escolas situadas no bairro de Santa Cruz, nos anos de 2018, 2019 e
2021. Ao constatar que o aprendizado de história nas escolas públicas ainda
enfrenta grandes desafios, diante do fato de que parte significante dos estudantes
não entendem o que leem, buscou-se explorar maneiras de trabalhar o conteúdo
curricular de forma a desenvolver em relação a este uma memória positiva,
favorecer sua compreensão e avaliar sua assimilação, utilizando a música. O samba
é empregado, sobretudo, como estímulo a criatividade e a escrita discentes.
Tomando por inspiração versos de improviso do partido-alto, uma das matrizes do
samba no Rio de Janeiro, foi desenvolvida uma proposta didática na qual os/as
estudantes são desafiados a compor quadras de verso a partir do conteúdo estudado.
Compreende-se esse exercício como uma forma de letramento histórico e de
estímulo à escrita utilizando elementos que fazem parte do cotidiano dos/das
alunos/as. O diálogo entre os saberes históricos, como a agilidade de improvisar
versos, característicos das manifestações culturais populares, e os históricos
saberes, ou conteúdos formais, no espaço escolar, valoriza o conhecimento dos
alunos, estimula o interesse e o prazer em estudar, além de agregar experiências
distintas. Esse movimento contribui para tornar docentes e discentes compositores
e/ou autores da aula de história como música ou como texto.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |