XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: KNOWLEDGE-CONSTRUCTION IN AN ENGLISH CLASSROOM: GENRE-BASED LITERACY AND MULTIMODALITY Autor: REGINA MARIA BRAGA ESCH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 6715
Catalogação: 27/07/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6715
Resumo:
Título: KNOWLEDGE-CONSTRUCTION IN AN ENGLISH CLASSROOM: GENRE-BASED LITERACY AND MULTIMODALITY Autor: REGINA MARIA BRAGA ESCH
Nº do Conteudo: 6715
Catalogação: 27/07/2005 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6715@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6715
Resumo:
This study investigates how a genre-based methodology,
focused on
literacy development, as suggested by the National
Curricular Parameters, and
anchored in multimodality facilitates knowledge-
construction by a group of
English as a Foreign Language students, aged 9-10, in the
3rd grade of a private
elementary school in Rio de Janeiro. This research is
based on Allwright &
Bailey (1991), and Wenger (1998), for whom the classroom
is a space favourable
to knowledge-construction; on Kern (2000) and Johns
(1997), whose theories
focus on the social and cognitive aspects of literacy, and
on Kress (2000), Stein
(2000), and Royce (2002), concerning the intersemiotic
complementarity which
facilitates the knowledge-construction process. The corpus
of this study is
composed of student-produced texts selected to exemplify
the stages of drafting,
re-drafting, illustrated text-writing and text-
transposition to comic strips, which
were developed during the exploration of a text book unit.
The analysis of this
material was carried out according to Halliday and Hasan
(1989) and Ventola
(1987a), for whom language is an expression of social
behaviour in situational
contexts, and according to Kress & van Leeuwen (1996), who
point out the
importance of the visual semiotic system as a resource for
meaning- making. The
text analysis and the reflection on the pedagogical work
developed suggest the
importance of offering challenging activities that are
focused on a genre-based
approach, as resources for learners to appropriate
themselves of the target
language in social contexts, while showing in their texts
their social-historicalcultural
experiences.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |