XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DISCOURSE GENRES IN ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE COURSE BOOKS: REPRESENTATIONS AND PEDAGOGICAL IMPLICATIONS Autor: SOLIMAR PATRIOTA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 9113
Catalogação: 06/10/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9113@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9113@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9113
Resumo:
Título: DISCOURSE GENRES IN ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE COURSE BOOKS: REPRESENTATIONS AND PEDAGOGICAL IMPLICATIONS Autor: SOLIMAR PATRIOTA SILVA
Nº do Conteudo: 9113
Catalogação: 06/10/2006 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9113@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9113@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9113
Resumo:
The purpose of this study is to identify discourse genres
(Johns, 1997; 2002) in
English course books for elementary students and to
analyze their representation in
these materials. Based on the assumption that
communication is only possible
through discourse genres (Bakhtin, 2000; Kress, 1993;
Meurer, 2000), in this
dissertation we consider that foreign language teaching
should also take the
development of genre competence as an essential point
(National Curriculum
Parameters - PCN, 1996). In order to investigate these
issues, this research analyzes
three English course books for elementary students which
were selected according to
variety of English, target audience, adoption in Rio de
Janeiro language schools,
publishers and date of publication. Written discourse
genre identification and
frequency analysis were performed in reading and writing
activities which were
considered as probable sites for genre presentation in
English teaching course books.
Results of this research indicate that there are few
written genres represented in the
analyzed elementary books, with a higher frequency of text
types (Marcuschi, 2002).
In these representations, however, genre format and
linguistic conventions are many
times not in accordance with actual genre use. Concerning
the presentation of genres
in reading and writing activities, the analysis has shown
that they are more frequent in
the former, and used as grammar reinforcement in the
latter. In addition, texts
observed in these activities were characterized as
compatible with the knowledge
telling model of the writing process (Bereiter &
Scardamalia, 1987), being short and
simple, not requiring any knowledge transforming. These
results point towards the
conclusion that students´ previous knowledge of genre use
in their native language is scarcely taken into
consideration in the teaching of a foreign language and
that the
teaching of English for beginners is not yet focusing on
discourse genres.
Pedagogical implications of this research indicate the
need to reflect upon the role of
the course book in teaching, once it is the channel that
enables multiple genres to be
taken into classrooms. The need for teachers´ critical and
reflective attitude towards
the use of English course books in the teaching of genres
is also discussed.