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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UM MODELO DE INTERAÇÃO DINÂMICA ENTRE OS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE UMA VIA FÉRREA Autor: ADENILSON COSTA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
NEY AUGUSTO DUMONT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9498
Catalogação: 26/01/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9498@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9498@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9498
Resumo:
Título: UM MODELO DE INTERAÇÃO DINÂMICA ENTRE OS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE UMA VIA FÉRREA Autor: ADENILSON COSTA DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 9498
Catalogação: 26/01/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9498@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9498@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9498
Resumo:
Em uma ferrovia, o veículo interage dinamicamente com a
superestrutura
(trilhos, palmilha e dormentes) e a subestrutura (lastro,
sublastro e sub-
base). O conforto dos passageiros, a vibração no solo e a
freqüência dos
trabalhos, de manutenção tanto dos veículos como também
dos trilhos são
determinadas considerando-se que todos os elementos
estruturais interagem
entre si. A resposta de cada componente estrutural é
sensível µa pressão do
eixo da roda no trilho, µas irregularidades na superfície
do trilho e µa velo-
cidade do trem, que está relacionada com à velocidade
crítica na ferrovia
(velocidade da fase mínima com que as ondas se propagam no
trilho e no
dormente). No projeto de uma nova ferrovia, como também na
própria ava-
liação das condições de trabalho de ferrovias existentes,
todos os aspectos
brevemente mencionados acima têm que ser levados em conta
em um modelo
matemático. A interação trilho-palmilha-dormente-lastro é
representada por
um modelo unidimensional em que os trilhos são
representados por vigas
de Timoshenko, assim como os dormentes; o lastro é
representado por uma
fundação elástica com amortecimento viscoso. A interação
local entre tri-
lho e dormente é simulada utilizando um elemento de
treliça com rigidez e
amortecimento. As propriedades mecânicas de cada
componente da ferro-
via são na maioria dos casos desconhecidas, principalmente
as propriedades
do lastro. Para cada elemento, são desenvolvidas as
equações de equilíbrio
entre esforços e deslocamentos. As equações de equilíbrio
global são dadas
por um desenvolvimento em série das matrizes de massa,
rigidez e amorte-
cimento em função de uma freqüência circular de vibração.
O interesse final
é a resposta transiente no domínio do tempo, obtida
utilizando técnicas
de superposição modal. Por fim, são propostos três modelos
globais para a
ferrovia, obtidos considerando algumas modificações no
dormente.