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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: YVES KLEIN, ANDY WARHOL E JOSEPH BEUYS: LUGARES DE MELANCOLIA Autor: FERNANDA LOPES TORRES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RONALDO BRITO FERNANDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10053
Catalogação: 13/06/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10053@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10053@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10053
Resumo:
Título: YVES KLEIN, ANDY WARHOL E JOSEPH BEUYS: LUGARES DE MELANCOLIA Autor: FERNANDA LOPES TORRES
Nº do Conteudo: 10053
Catalogação: 13/06/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10053@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10053@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10053
Resumo:
Lugar da contingência radical da arte, nos anos 1960 e
1970, tal como
proposta pelas obras do francês Yves Klein, do norte-
americano Andy Warhol e
do alemão Joseph Beuys, o lugar-melancolia dimensiona a
crise contemporânea
da substância poética a partir da iminente saturação
pública da arte. Por que agir
quando toda ação é absorvida homogênea e acriticamente?
Como se portar diante
de uma realidade aparentemente refratária a qualquer
valor? Destituídas da
realidade da obra como espaço íntegro da possibilidade
de
ação e conhecimento,
tais subjetividades artísticas fragmentárias apontam,
segundo nossa hipótese,
novas coordenadas para a capacidade produtiva do homem.
Klein, Warhol e
Beuys elaboram personas artísticas públicas a fim de
circular com desenvoltura no
iminente contexto cultural aberto, crescentemente
dominado
por formas de cultura
de massa. Esses artistas se identificam com certas
categorias artísticas, mas
propõem a revitalização da arte a partir do ponto de
indiferença entre potência e
não-potência poética - condição precípua do dar forma ao
mundo e,
conseqüentemente, a nós mesmos.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |