$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: CAPTAÇÃO DE RECURSOS NO MERCADO INTERNACIONAL O CASO DA PETROBRAS
Autor: BRUNO MAIA DI CALAFIORI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS DE BUSTAMANTE MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10201
Catalogação:  27/07/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10201@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10201

Resumo:
No mercado de petróleo, em que o preço da commodity é altamente volátil, a PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. (doravante chamada de Petrobras) busca formas alternativas, através de operações mais estruturadas, para financiar seus investimentos, uma vez que a geração de caixa se mostra muitas vezes insuficiente, principalmente em períodos de baixos preços do petróleo. A questão do custo de capital enfrentada pela Petrobras é relevante para sua competitividade, em função do significativo volume dos investimentos necessários para desenvolver suas atividades. Para tal, ela tem que estar preparada para acessar o mercado financeiro internacional com o menor custo possível. Como ponto de partida, detalharei algumas das operações de captação de recursos mais conhecidas no mercado internacional. Entre elas temos: bonds, Securitização (Asset Backed Securitization e Future Flow Securitization), Export Credit Agencies (ECA), Project Finance, Sale Lease Back e dívidas com bancos comerciais. Esses instrumentos foram escolhidos por serem bastante utilizados pela Petrobras no ano de 2004. Em seguida, farei uma comparação entre os custos de capital da Petrobras e o das empresas localizadas em outras regiões do mundo, como Estados Unidos e Europa. Isso será feito para mostrar que de fato, o custo de captação da empresa brasileira é mais elevado do que o das outras empresas que também possuem o grau de investimento. A Petrobras vem conseguindo diminuir consideravelmente seu custo de capital através de operações mais complexas, com estruturas diferentes das utilizadas por empresas com menor risco de crédito, como as operações de bond e securitização detalhadas no capítulo 3. Essa busca por menores preços de captação de recursos no mercado de capitais internacional ajudou a empresa brasileira a conseguir alcançar o grau de investimento no ano de 2005. Mostrarei também a estratégia adotada pela Petrobras para obtenção da melhora significativa da classificação de seu risco de crédito, o que a permitiu entrar em mercados antes muito difíceis de alcançar.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui