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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SABERES E PRÁTICAS DE FORMADORES DE PROFESSORES QUE VÃO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Autor: ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MENGA LUDKE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10516
Catalogação: 06/09/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10516
Resumo:
Título: SABERES E PRÁTICAS DE FORMADORES DE PROFESSORES QUE VÃO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Autor: ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 10516
Catalogação: 06/09/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10516
Resumo:
O estudo insere-se no amplo campo de debate a respeito da
formação de professores. A pesquisa tem como sujeitos os
formadores de professores que vão ensinar matemática nos
anos iniciais, bem como os assuntos relacionados a seus
saberes e práticas. Buscou-se conhecer quem são os
formadores, como se organizam os espaços de formação
inicial de professores para o ensino de matemática e como
desenvolvem o trabalho formador. Foram realizadas
entrevistas semi-estruturadas com dezoito formadores, que
ministram aulas de matemática ou metodologia de
matemática, em três diferentes níveis: cursos normais em
nível médio, cursos normais superiores e cursos de
pedagogia. Discutem-se práticas formadoras, identificando
conteúdos selecionados, objetivos pretendidos e
metodologias desenvolvidas. Como principais resultados,
destacam-se a inexistência da formação pedagógica para o
ensino de matemática nos anos iniciais, nas escolas
normais, e alguns problemas decorrentes. Nas demais
modalidades de formação, observam-se a ênfase em conteúdos
de números e operações e a abordagem insuficiente de
conteúdos geométricos, dos conteúdos relativos ao
tratamento da informação e das grandezas e das medidas; a
insuficiência da formação pedagógica, entendida
freqüentemente, e de forma limitadora, como sendo o
conhecimento relativo aos materiais concretos e seu uso.
As práticas formadoras parecem ser influenciadas pelo
tempo de aulas, pelo (des) conhecimento dos formadores
acerca das questões do ensino e aprendizagem de matemática
dos anos iniciais, pelo que entendem ser importante
abordar no curso e pelas experiências dos formadores como
ex-alunos e professores da educação básica. Extraem-se e
discutem-se as contribuições de boas práticas formadoras,
no âmbito da amostra estudada.