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Avançada


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Título: AVALIAÇÃO DE EMPRESAS DE INTERNET
Autor: RODOLFO TAVARES FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE HENRIQUE TINOCO DE ARAUJO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 11034
Catalogação:  13/12/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11034@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11034

Resumo:
A forte especulação que há no mercado acionário acerca das ações de Internet, produzindo altas de uma maneira nunca vista antes, juntamente com as gigantescas cifras que envolviam operações de fusões e aquisições de empresas neste setor, quando verificadas em confronto com os fundamentos das empresas pareciam desafiar a lógica. Muitos não entendiam como empresas deficitárias poderiam ser avaliadas pelo mercado por valores tão altos. Assim, uma vez entendido que essas empresas diferem bastante dos padrões empresariais mais arrojados existentes, sendo revestidas de uma série de peculiaridades, passa-se a um novo obstáculo: como avaliar de forma correta e capturar integralmente o valor de uma empresa de Internet? Não eram poucos os que pensavam, e que até hoje pensam, que a avaliação de uma empresa de Internet é uma pura valoração subjetiva. De fato a aplicação de determinados métodos de avaliação simplesmente é um equívoco em se tratando de empresas de Internet. O que pudemos constatar é que nenhum método é perfeito, todos têm falhas e novas aparecem quando aplicados a empresas de Internet. Uma forma bem direta para se elaborar uma análise mais precisa e menos sujeita a erros é, primeiramente sempre buscar aplicar mais de um método de avaliação. Contudo, vimos que o método do fluxo de caixa descontado, por permitir uma análise com mínimas interferências circunstanciais e bastante técnica, apresentava sérias dificuldades para aplicação, o que alimentava a idéia de que a avaliação de uma empresa de Internet era estritamente arbitrária. Com isso temos uma importante adaptação ao método do fluxo de caixa descontado, que tem um alto grau de matematização: deve-se focar mais em dados que mesmo não tendo função para a análise matemática do valor da empresa poderão nos fornecer sinais de que marcas são fortes e, assim de quais serão os vencedores.

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