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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: NELSON FELIX: A CRUZ, O TEMPO E O VAZIO Autor: MONICA PEIXOTO WELKER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RONALDO BRITO FERNANDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12487
Catalogação: 14/11/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12487@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12487@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12487
Resumo:
Título: NELSON FELIX: A CRUZ, O TEMPO E O VAZIO Autor: MONICA PEIXOTO WELKER
Nº do Conteudo: 12487
Catalogação: 14/11/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12487@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12487@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12487
Resumo:
Em 2005, Nelson Felix, expôs no Paço Imperial (RJ) as
Trilogias da Cruz, do
Tempo e do Vazio, que expressam o olhar do artista sobre
sua obra, ao longo de
vinte e cinco anos. Os temas que elege - o tempo, o vazio e
a cruz - não
constituem pesquisas ou abordagens autônomas, ao contrário,
se entrelaçam e se
superpõem. Os trabalhos relacionados à cruz estabelecem um
diálogo crítico com o
site-specific, como parte do movimento de expansão da arte,
inserido no cenário
histórico da década de 60, mais especificamente, em torno
da Minimal Art e da Land
Art. Nelson Felix utiliza o sistema de coordenadas e o
deslocamento ao qual se
refere a eclíptica como estratégias para superar a
composição, convertendo-os em
elementos que estruturam a sua poética. Assim, os sítios e
os trabalhos incorporam
como parâmetros de localização dados que se referem a
escalas da ordem do
incomensurável e escapam a uma percepção direta. A questão
do tempo se
apresenta e participa da complexa trama que inclui, além de
dados científicos e
aparatos tecnológicos referências aos simbolismos da
matéria e ao estudo da
anatomia humana e de culturas ancestrais o que resulta,
algumas vezes, em
hibridismos estranhos e resistentes a uma compreensão
fácil, mas que são,
extremamente, emblemáticos da obra como um todo. A natureza
se transforma em
um espaço de experimentação, o que constitui a atividade
criadora e, não o objeto,
quase sempre efêmero, que dela deriva. O presente trabalho
considera a maneira
singular como Nelson Felix articula questões relativas a
tradição e ao campo
ampliado da escultura, associando esses procedimentos e as
referências simbólicas
que elege, em torno dos temas da cruz, do tempo e do vazio.
O formato das
trilogias orientou a estrutura desta dissertação, a partir
da lógica intrínseca aos seus
arranjos.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |