$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A CRISE DE CRÉDITO NOS ESTADOS UNIDOS EM 2007
Autor: JOAO ARTHUR PAES DE MIRANDA SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 13187
Catalogação:  24/03/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13187@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13187

Resumo:
Os mercados financeiros mundiais terminaram o ano de 2007 enfrentando momentos de turbulência e incerteza. As preocupações com o futuro da economia americana estão cada vez mais presentes nos discursos dos economistas e pessoas ligadas ao setor financeiro, principalmente depois da crise no mercado imobiliário. Em meados dos anos noventa, os preços dos imóveis americanos subiram à medida que a demanda crescia e a oferta não acompanhava. Em março de 2000, recursos transferidos da bolsa de valores de empresas de alta tecnologia, a NASDAQ, que na época havia passado por um crack, e a baixa nas taxas de juros norte americanas para conter a recessão econômica, contribuíram ainda mais para o aumento nos preços das casas. Assim, o mercado imobiliário no país tornou-se extremamente atrativo para investidores do mundo todo, criando-se uma bolha especulativa de preços (de 2001 até 2006, preços tiveram uma valorização de 60% de acordo com dados da Superintendência do Gabinete Federal de Habitação (ou Office of Federal Housing Entreprise Oversight). A grande liquidez de crédito mundial dos últimos anos, alimentada principalmente pelas baixas taxas de juros no Japão (possibilitando o yen carry trade(1) através do diferencial entre as taxas juros) e nos Estados Unidos, fez com que bancos concedessem muitos empréstimos, muitas vezes com fraca análise creditícia dos novos mutuários e com baixas garantias (o período entre 1994 e 2006 os empréstimos de terceira linha (subprime) cresceram de 5 bilhões para 00 bilhões). Muitos desses empréstimos foram utilizados para financiar novas compras de casas, alimentando a bolha no setor que mais tarde culminaria numa crise de solvência dentro dos Estados Unidos e posteriormente alastrando-se para o resto do mundo. É exatamente nas origens dessa crise que esta monografia se concentra.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui