$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: NO COMPASSO DAS CORES: UM EXPERIMENTO MUSICAL
Autor: LILIANA BASTOS LOUREIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CRISTINE NOGUEIRA NUNES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16938
Catalogação:  23/02/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16938@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16938

Resumo:
Este trabalho propõe-se a investigar possibilidades de impregnação mútua entre Design e Música. Mais precisamente: como o Design pode vir a interferir na música, concedendo-lhe uma expressâo visual. A partir dos conceitos e da base teórica da comunicação visual, desenvolvo um projeto que pretende contribuir para aprimorar o trabalho de interpretação musical que vem sendo realizado no Coral Altivoz da UERJ. A escolha desse tema teve origem em minha experiência com ambos os campos citados. Paralelo ao curso de Desenho Industrial na PUC-Rio, estudei técnica vocal e tenho participado desde 98 do núcleo de canto coral da UERJ Coral Altivoz - que me proporcionou par ticipar do Festival 500 Sharing the voices, no Canadá. Durante o workshop do maestro finlandês Pojola, cujo trabalho de destaque volta-se para corais infantis, tive a inspiração para desenvolver este projeto ao perceber sua imensa sensibilidade ao utilizar recursos gráficos para a compreensão musical das crianças. Outro fato relacionado a meu interesse de pesquisa diz respeito à minha vivência como cantora e como estudante de Design, percebendo diversas conexões entre esses dois mundos e as mediações possíveis entre eles. Conhecemos no meio musical as representações verbais e gestuais, utilizadas geralmente pelo maestro e pelo preparador vocal. A minha ligação com o Design faz com que eu constantemente busque uma linguagem de cores e formas, onde possa compreender com mais clareza o que pede cada fraseado musical, ou uma mudança de tempo, ou onde meu timbre se encaixa em determinado momento da música e qual a sua função. Percebi, ao longo do tempo, que as referências visuais nesse caso apresentam um resultado tanto compreensivo quanto sonoro - mais rápido e preciso para quem está fazendo a leitura de uma partitura, melhorando a comunicação entre maestro e músicos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui