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Título: NOS MOLDES DA ARTE FRANCESA: O DESENVOLVIMENTO DA FUNDIÇÃO ARTÍSTICA VAL DOSNE E SUA ESTATUÁRIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Autor: LAURA DE ARAUJO JORGE COSENDEY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21134
Catalogação:  06/02/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21134@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21134

Resumo:
No Rio de Janeiro, chama a atenção entre o patrimônio monumental uma quantidade significativa de obras em ferro fundido. Quase a totalidade desse conjunto é proveniente de uma mesma origem: a Fundição Val d’Osne. Encomendadas entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, foram peças chave nas reformas urbanas e paisagísticas da cidade, parte do projeto de transformá-la conforme os padrões da civilização. O presente estudo consiste em reflexões sobre esse objeto, desde o contexto que representam, levantando possíveis motivações para sua colocação no espaço urbano. As obras são um rico exemplo da fundição artística, iniciativa que se desenvolvia nesse período, um híbrido entre o trabalho artesanal e a reprodução em série.

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