$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DISPONIBILIDADE DO CAPITAL HUMANO NACIONAL E SALÁRIOS NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
Autor: FABRICIO CHAVES VASCONCELOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAURICIO CORTEZ REIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21290
Catalogação:  13/03/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21290@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21290

Resumo:
Os empresários que entrarem nos negócios do Pré-Sal farão parte da indústria que responderá por cerca de 20 por cento do PIB brasileiro em 2020. 1 Antes de chegar a esse número, o Pré-Sal terá que empregar 212 mil trabalhadores até 2014. 2 (...) só para cobrir esta área seria necessário contratar pelo menos 10 mil geólogos nos próximos cinco anos. Muitos deles deverão ter uma formação altamente especializada, o que demanda aproximadamente 11 anos de estudos. A falta de mão de obra poderia acarretar a importação de especialistas de outros países, alternativa desastrosa para os cursos nacionais e, mais complexa do que pode parecer, já que a aplicação da geologia é, em boa parte, dependente da realidade local. 3 Assim, a presente pesquisa monográfica propõe-se a investigar as razões apontadas nesse contexto: escassez de capital humano e as consequentes dificuldades de planejamento para atender as demandas da indústria do petróleo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui