XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: COM A VOZ, NOSSOS FUTUROS PSICÓLOGOS: A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS Autor: DANIELLA GUIMARAES NAKAD DE MELLO E SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21692
Catalogação: 18/06/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21692@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21692
Resumo:
Título: COM A VOZ, NOSSOS FUTUROS PSICÓLOGOS: A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS Autor: DANIELLA GUIMARAES NAKAD DE MELLO E SOUZA
Nº do Conteudo: 21692
Catalogação: 18/06/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21692@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21692
Resumo:
O presente trabalho buscou investigar o que é mais significativo para a formação em Psicologia na visão dos alunos do último ano da graduação de uma instituição de ensino superior privada do RJ. O estudo procurou conhecer o que mais os tem marcado positiva e negativamente, bem como, entender que tipo de suporte e atividades eles necessitam para progredir com sucesso na vida pessoal, acadêmica e profissional. Em complemento à essa investigação, o trabalho se propôs a refletir sobre qual seria o papel do psicólogo no ensino superior.
Para isso, foram feitas 7 entrevistas estruturadas com os alunos, em uma perspectiva qualitativa, e pudemos identificar que todos reconhecem que o curso contribuiu na formação identitária deles e de um olhar ampliado sobre o mundo. Se percebem com outra compreensão da realidade, das pessoas e das relações. Os entrevistados consideraram como pontos marcantes em sua formação, a rede de relações que construíram ao longo destes anos, com professores, alunos e outros profissionais da área, em função da troca de informações, dos vínculos, apoio profissional, modelo identificatório na profissão e ponte fundamental para o mercado de trabalho. Todos se mostram conscientes da necessidade de formação continuada, de buscar uma especialização após a formatura, manter a terapia pessoal e contar com supervisão como os suportes necessários para progredirem com sucesso na vida.
Complementando o estudo, a inserção do psicólogo escolar no ensino superior é fundamental, num papel de agente de mudanças e mediador entre as questões psico-pedagógicas, relacionais e institucionais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |