$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: COM A VOZ, NOSSOS FUTUROS PSICÓLOGOS: A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS
Autor: DANIELLA GUIMARAES NAKAD DE MELLO E SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21692
Catalogação:  18/06/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21692@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21692

Resumo:
O presente trabalho buscou investigar o que é mais significativo para a formação em Psicologia na visão dos alunos do último ano da graduação de uma instituição de ensino superior privada do RJ. O estudo procurou conhecer o que mais os tem marcado positiva e negativamente, bem como, entender que tipo de suporte e atividades eles necessitam para progredir com sucesso na vida pessoal, acadêmica e profissional. Em complemento à essa investigação, o trabalho se propôs a refletir sobre qual seria o papel do psicólogo no ensino superior. Para isso, foram feitas 7 entrevistas estruturadas com os alunos, em uma perspectiva qualitativa, e pudemos identificar que todos reconhecem que o curso contribuiu na formação identitária deles e de um olhar ampliado sobre o mundo. Se percebem com outra compreensão da realidade, das pessoas e das relações. Os entrevistados consideraram como pontos marcantes em sua formação, a rede de relações que construíram ao longo destes anos, com professores, alunos e outros profissionais da área, em função da troca de informações, dos vínculos, apoio profissional, modelo identificatório na profissão e ponte fundamental para o mercado de trabalho. Todos se mostram conscientes da necessidade de formação continuada, de buscar uma especialização após a formatura, manter a terapia pessoal e contar com supervisão como os suportes necessários para progredirem com sucesso na vida. Complementando o estudo, a inserção do psicólogo escolar no ensino superior é fundamental, num papel de agente de mudanças e mediador entre as questões psico-pedagógicas, relacionais e institucionais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui