$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO SURDO
Autor: RENATA COUTINHO CAUMO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21949
Catalogação:  29/08/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21949@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21949

Resumo:
É a interação social que nos constitui como sujeitos, dignos de uma identidade própria. Para Vygotsky (1987) o individuo se constrói a partir do contato com o meio social, e aprende internalizando o que lhe foi passado. E é a partir dessas relações que o sujeito vai desenvolver sua língua, suas representações mentais, vai desenvolver-se cognitivamente, construindo sua memória, seus julgamentos e pensamentos. Para esse processo, de troca com o meio, a comunicação é vital, e não basta possuir uma capacidade de comunicar ideias simples ou necessidades momentâneas. Na constituição de uma identidade, é preciso fazer parte de um jogo social, ou seja, pertencer a um grupo, calcado num código comum a seus membros. Esse código é a língua. No caso dos surdos, há uma disputa para apontar a melhor forma para sua comunicação. Existem diferentes abordagens educacionais, algumas buscam normalizar a surdez, outras buscam entendê-la e concebê-la como uma diferença cultural. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é oferecer uma contribuição a esse debate, compartilhando da ideia de que a única possibilidade do indivíduo surdo fazer parte de um código linguístico estruturado é a partir da língua de sinais. Para pensar as diferentes correntes de pensamento utilizarei autores como Behares, Vygotsky, Santana e Lacerda. Estes autores serão o suporte teórico das discussões a respeito da concepção geral de surdez, e sobre qual comunicação deve ser utilizada na educação do surdo – em qual linguagem a aprendizagem deve ocorrer; sempre levando em conta a questão da identidade do sujeito surdo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui