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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO SURDO Autor: RENATA COUTINHO CAUMO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21949
Catalogação: 29/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21949@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21949
Resumo:
Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO SURDO Autor: RENATA COUTINHO CAUMO
Nº do Conteudo: 21949
Catalogação: 29/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21949@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21949
Resumo:
É a interação social que nos constitui como sujeitos, dignos de uma identidade própria. Para Vygotsky (1987) o individuo se constrói a partir do contato com o meio social, e aprende internalizando o que lhe foi passado. E é a partir dessas relações que o sujeito vai desenvolver sua língua, suas representações mentais, vai desenvolver-se cognitivamente, construindo sua memória, seus julgamentos e pensamentos. Para esse processo, de troca com o meio, a comunicação é vital, e não basta possuir uma capacidade de comunicar ideias simples ou necessidades momentâneas. Na constituição de uma identidade, é preciso fazer parte de um jogo social, ou seja, pertencer a um grupo, calcado num código comum a seus membros. Esse código é a língua.
No caso dos surdos, há uma disputa para apontar a melhor forma para sua comunicação. Existem diferentes abordagens educacionais, algumas buscam normalizar a surdez, outras buscam entendê-la e concebê-la como uma diferença cultural. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é oferecer uma contribuição a esse debate, compartilhando da ideia de que a única possibilidade do indivíduo surdo fazer parte de um código linguístico estruturado é a partir da língua de sinais.
Para pensar as diferentes correntes de pensamento utilizarei autores como Behares, Vygotsky, Santana e Lacerda. Estes autores serão o suporte teórico das discussões a respeito da concepção geral de surdez, e sobre qual comunicação deve ser utilizada na educação do surdo – em qual linguagem a aprendizagem deve ocorrer; sempre levando em conta a questão da identidade do sujeito surdo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |