$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O MERCADO DE GÁS RUSSO-EUROPEU: DETERMINANTES E PERSPECTIVAS
Autor: LUIZ EDUARDO W DE A TOSTES KESSLER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROGERIO LADEIRA FURQUIM WERNECK - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22241
Catalogação:  08/11/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22241@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22241

Resumo:
A energia está no coração da União Europeia (U.E.) desde o começo de seu processo de integração, em 1951, com a formação da Comunidade Europeia do Carvão e Aço (CECA) e, posteriormente, com a Comunidade Europeia de Energia Atômica (CEAA/ Euratom), em 1957. Desde então, diversos passos tem sido dados para mitigar o risco que este setor impõe ao crescimento do continente europeu. Acontecimentos vividos ao longo das últimas décadas, como as duas grandes crises do petróleo de 1973 e 1978, alta volatilidade no preço de energia e uma demanda por esta cada vez maior, mostraram a fragilidade nele existente. Além disso, impasses político-econômicos travados entre a Rússia e economias centrais do continente europeu, como Ucrânia, Belarus, Moldávia, Geórgia e Armênia, evidenciaram o fato de que, ainda nos dias de hoje, a Rússia exerce um grande poder de mercado em relação aos ex-membros do bloco soviético que, por sua vez, são essenciais para garantir um contínuo e seguro suprimento de energia a União Européia. O último acontecimento que exacerbou este problema ocorrera, em março de 2011, com o terremoto e tsunami que atingiram o Japão, provocando a explosão de reatores na usina nuclear de Fukushima e, assim, colocou a energia nuclear como uma das prioridades na agenda política de líderes europeus, notoriamente França e Alemanha, que iniciaram, logo em seguida, uma série de medidas para que, até 2021, suas respectivas produções de energia nuclear sejam desativadas, aumentando, assim, ainda mais a importância do gás como matriz energética.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui