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Título: INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA: INVESTIGAÇÃO DAS INTER-RELAÇÕES DOS AGENTES ENVOLVIDOS NO PROCESSO PRODUTIVO
Autor: PEDRO FILIPE CARNEIRO DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROGERIO LADEIRA FURQUIM WERNECK - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22242
Catalogação:  08/11/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22242@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22242

Resumo:
A motivação desse trabalho é investigar se a forma como é conduzida a política de incentivos à indústria cinematográfica foge ou se aproxima de interferências na criação, e se seria possível métodos mais eficientes para o Brasil no contexto atual. Sendo o ineditismo uma das características mais marcantes da arte, definir o interesse da sociedade quanto ao consumo de cinema é, no caso, de enorme complexidade. Como se trata, de forma indireta, de dinheiro público incentivando as produções, nada mais justo que atenda aos interesses da coletividade da forma mais ampla possível. Com base nisso, o objetivo do trabalho é ajudar a responder as seguintes indagações: Quais são as premissas regulatórias em que se baseia o governo ao se propor a incentivar o desenvolvimento da cultura e arte nacionais? Por que os patrocinadores são normalmente empresas públicas ou privadas e não, diretamente, o Governo? Quais são as dificuldades das produtoras em conseguir financiar seus projetos? Por que elas dependem tanto de recursos incentivados? Como o parque exibidor influencia na disseminação e no acesso da população às obras? A forma de distribuição permite que os filmes se financiem através das bilheterias e outras formas de arrecadação, além dos incentivos?

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