$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O IMPACTO DAS AGÊNCIAS DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NO MERCADO DE TÍTULOS DE DÍVIDA NO BRASIL
Autor: DANIEL REMBISCHEWSKI
RAPHAEL JUNQUEIRA FRANCO DE ALMEIDA RIOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROBERTO PEIXOTO NOGUEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22555
Catalogação:  25/02/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22555@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22555

Resumo:
Instalou-se nos modelos macro e microeconômicos de gestão a presença constante de endividamento, onde nos balanços patrimoniais sempre constava passivo devedor a bancos após consideráveis empréstimos financeiros. Alternativamente, observou-se no mercado financeiro a possibilidade de trocar a figura credora de um banqueiro que cobra juros caros para a de um investidor que cobra juros ditos justos. No âmbito macroeconômico, a emissão de títulos soberanos é uma maneira de captar recursos para o desenvolvimento do país, contraindo uma promessa frente ao investidor. Analogamente, em uma escala microeconômica, as corporações também podem emitir papéis de dívida. Em ambos os casos, o maior risco incorrido é falta de previsibilidade na capacidade de pagamento deste acordo. Para diminuir esta incerteza, as agências de classificação de risco formaram uma indústria capaz de medir estes riscos. Esta dissertação propõe estudar o impacto desta indústria no mercado financeiro, com foco específico na esfera econômica brasileira. Ainda, percorrendo a história destas agências e estruturando a complexidade do mercado internacional de títulos soberanos e corporativos, pretende-se analisar o abalo no valor destes ativos ao depararem-se com grandes mudanças na conjuntura econômica. Concluir-se-á, dentre outros, que esta ciência inexata é regida pela sensível relação de risco e retorno.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui