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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O PAPEL DA EDUCAÇÃO FORMAL PARA A REDUÇÃO DA POBREZA NO BRASIL DURANTE O PERÍODO DE 1992 A 2008 Autor: ISABEL AMARAL DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAURICIO CORTEZ REIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22655
Catalogação: 14/03/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22655@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22655
Resumo:
Título: O PAPEL DA EDUCAÇÃO FORMAL PARA A REDUÇÃO DA POBREZA NO BRASIL DURANTE O PERÍODO DE 1992 A 2008 Autor: ISABEL AMARAL DE SOUZA
Nº do Conteudo: 22655
Catalogação: 14/03/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22655@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22655
Resumo:
Esta Monografia tem por finalidade o estudo empírico da educação formal no Brasil para o período de 1992 a 2008. Mais do que isso, é pretendido mostrar ao leitor que não só intuitivamente como também empiricamente o estudo formal contribui para a redução da pobreza do país. Para tanto, foram usadas regressões, gráfico e tabelas que evidenciam o resultado pretendido.
O tema pobreza será introduzido e em seguida desenvolvido segundo um modelo que define um nível mínimo de renda para a pessoa não ser considerada pobre. A partir de tal nível é calculado, a partir de técnicas econométricas, o efeito de um ano adicional de estudo para o aumento da probabilidade do indivíduo ser considerado não pobre pelo modelo. Dessa forma, unindo-se o raciocínio adotado à intuição que sobre o efeito dos anos de estudo para a redução da pobreza no Brasil, é esperado que a relação seja não só positiva como também crescente ao longo do tempo.
Por último, o trabalho apresenta gráficos e tabelas que esclarecem o tema em uma análise mais simples e direta dos dados utilizados para o estudo da evolução da pobreza e da educação ao longo do período abordado.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |