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Título: O PAPEL DA EDUCAÇÃO FORMAL PARA A REDUÇÃO DA POBREZA NO BRASIL DURANTE O PERÍODO DE 1992 A 2008
Autor: ISABEL AMARAL DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAURICIO CORTEZ REIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22655
Catalogação:  14/03/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22655@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22655

Resumo:
Esta Monografia tem por finalidade o estudo empírico da educação formal no Brasil para o período de 1992 a 2008. Mais do que isso, é pretendido mostrar ao leitor que não só intuitivamente como também empiricamente o estudo formal contribui para a redução da pobreza do país. Para tanto, foram usadas regressões, gráfico e tabelas que evidenciam o resultado pretendido. O tema pobreza será introduzido e em seguida desenvolvido segundo um modelo que define um nível mínimo de renda para a pessoa não ser considerada pobre. A partir de tal nível é calculado, a partir de técnicas econométricas, o efeito de um ano adicional de estudo para o aumento da probabilidade do indivíduo ser considerado não pobre pelo modelo. Dessa forma, unindo-se o raciocínio adotado à intuição que sobre o efeito dos anos de estudo para a redução da pobreza no Brasil, é esperado que a relação seja não só positiva como também crescente ao longo do tempo. Por último, o trabalho apresenta gráficos e tabelas que esclarecem o tema em uma análise mais simples e direta dos dados utilizados para o estudo da evolução da pobreza e da educação ao longo do período abordado.

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