$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: HOMENS DE GUERRA: ANALISE DA AÇÃO DE COMANDANTES E COMANDADOS NA HISTÓRIA PRAGMÁTICA DE POLÍBIO DURANTE A GUERRA ENTRE ROMA E CARTAGO
Autor: THIAGO ALMEIDA DE ALBUQUERQUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS GUEDES VENEU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22753
Catalogação:  25/03/2014 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22753@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22753

Resumo:
Esse trabalho utiliza-se da História Pragmática de Políbio, para estudar os feitos de armas dos homens que lutaram na guerra entre Roma e Cartago, contidos na obra Histórias do autor. No primeiro capitulo está contido os motivos de Políbio para a preferencia dada a História Pragmática na realização de sua obra. Sobre as influencias que o autor possuía de historiadores anteriores a ele. E de que forma a História Pragmática é aplicada durante a sua narrativa. O segundo capítulo é como autores atuais veem as Guerras Púnicas e tiram suas considerações sobre as formas de combate vigentes durante esse conflito, junto com suas próprias análises sobre a obra Polibiana e de outros autores clássicos. O terceiro e o quarto são as impressões do próprio Políbio dos momentos mais marcantes da guerra como: decisões de comando, revoltas, desentendimentos, visões sobre a guerra, discursos e batalhas. Sendo o terceiro capitulo dedicado aos cartagineses e o quarto aos romanos. Analisando a visão de Políbio sobre o conflito, tendo em mente que a guerra é uma atividade cultural, esse trabalho revela a magnitude legada do empreendimento romano de expandir-se para além da Itália conquistando o Mundo Mediterrâneo. Dessa forma revelando os homens que realizaram tamanhos feitos e os que se opunham a ele. Sendo assim, as qualidades romanas enxergadas por Políbio, ficam claramente expostas graças aos homens de armas presentes em sua obra.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui