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Título: AUTOMAÇÃO DE TACÔMETRO MAGNÉTICO PARA COLUNAS DE PERFURAÇÃO
Autor: PEDRO HENRIQUE DE CAMARGO PENTEADO FRONER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25231
Catalogação:  21/09/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25231@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25231@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25231

Resumo:
Este projeto de graduação dá prosseguimento a outros três anteriores, buscando sempre aperfeiçoar o protótipo. O primeiro projeto foi de Jean Philippe Dines Labarrere, finalizado em dezembro/2013, no qual se desenvolveu um protótipo preliminar de um tacômetro magnético para coluna de perfuração, tendo sido necessárias algumas simplificações, sendo a principal a utilização de um tubo de Nylon com ímãs acoplados para simular a coluna de perfuração. Em uma segunda versão do tacômetro magnético, em Projeto Final de Luis Philipe Baptista e Silva Resano, finalizado em julho/2014, realizaram-se modificações no protótipo anterior, inicialmente trocando o tubo de Nylon por um tubo de aço proveniente de uma coluna de perfuração real e em seguida realizando melhorias no algoritmo de aquisição e processamento de dados. A terceira versão foi realizada por Diogo Spazzafumo Reinoso, na qual se aprimorou o protótipo já existente, visando à aproximação do modelo com a realidade. Primeiramente substituiu-se o magnetômetro fluxgate, utilizado em ambos os projetos anteriores, por um sensor GMR (magnetorresistência gigante), mais econômico e de menores dimensões. Posteriormente, utilizou-se um motor CC acoplado ao tubo de aço carbono, permitindo com isso um melhor controle da velocidade. Finalmente, integrou-se o sistema em malha fechada, permitindo ao usuário definir a velocidade desejada em uma interface desenvolvida no ambiente LabView, controlando a tensão de alimentação do motor para que o mesmo atinja esta velocidade. No projeto atual foram realizadas melhorias no controle do motor de corrente contínua, foi alterada a forma de aquisição de dados e melhorou-se a alimentação do circuito, o que ocasionou em uma proteção maior para o mesmo e em maior velocidade de medição da velocidade de rotação.

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