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Avançada


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Título: O IMPACTO DO BOCA-A-BOCA ONLINE: UM ESTUDO SOBRE A ADOÇÃO DE OPINIÕES EM COMUNIDADES DE CONSUMIDORES ONLINE
Autor: EDUARDO ROCHA GUARANÁ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26881
Catalogação:  15/07/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26881@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26881@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26881

Resumo:
A internet causou uma verdadeira revolução no marketing boca-a-boca. Essa comunicação, que antes demandava o contato pessoal, estando limitada pelas barreiras geográficas, agora é compartilhada globalmente através de plataformas virtuais. O presente estudo fez uso do modelo de adoção de informações de Cheung, Lee e Rabjohn (2008) para estudar os fatores que afetam a adoção de informações em comunidades de consumidores online. O TripAdvisor foi escolhido para servir como base para o desenvolvimento de uma cross-sectional survey que resultou em uma amostra de 288 respondentes. Os dados obtidos foram analisados por meio de uma modelagem de equações estruturais, confirmando a maior parte das hipóteses formuladas. A percepção de utilidade das informações se mostrou extremamente importante para o processo de adoção das mesmas. Por sua vez, os fatores que mais influenciaram a utilidade da informação foram relevância e a confiabilidade da fonte.

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