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Título: A INFLUÊNCIA DOS GRUPOS DE REFERÊNCIA NO CONSUMO DE DIFERENTES MARCAS DE CERVEJA
Autor: BRUNA CASTELLAIN DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANILO ROGERIO ARRUDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27170
Catalogação:  12/08/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27170@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27170@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27170

Resumo:
O problema de pesquisa estudado foi a influência dos grupos de referência no comportamento do consumidor de cerveja. Este estudo é relevante e pode ajudar aqueles que buscam entender melhor como os consumidores alteram suas escolhas com a influência de grupos de referência como amigos, família, pessoas do trabalho e celebridades. Para isso, buscou-se analisar outros estudos envolvendo a marca dos produtos, o comportamento do consumidor, o processo decisório de compra, os grupos de referência, fatores sociais, ambientais e de marketing. Dentre esses temas, podem-se destacar os seguintes autores: Mowen e Minor (2003); Senecal (2004); Solomon (2002); Schiffman e Kanuk (2000); Lee (2007); Kropp et. al, (1999); Bertolo e Romera (2011); Terry e Akshay (1992); Aaker (1998). Além disso, para aprofundar o estudo e obter mais informações a respeito do tema foi feita uma pesquisa exploratória qualitativa através de entrevistas pessoais com seis entrevistados. Pôde-se concluir que as pessoas consomem diferentes marcas de cerveja e alteram também o nível de consumo de acordo com a influência dos grupos de referência considerados no trabalho.

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