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Título: O ENDIVIDAMENTO DA CLASSE C: PRINCIPAIS CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
Autor: RAFFAELLA PATE FORTI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LIANA RIBEIRO DOS SANTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29438
Catalogação:  20/03/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29438@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29438@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29438

Resumo:
Em 2015, diante de um cenário de inflação, renda comprometida, endividamento e consequente aumento da inadimplência, a Nielsen (2014) verificou que a classe C é a mais afetada em sua vida financeira. De acordo com a consultoria, essa classe apresenta, em média, um gasto 15 por cento superior a sua renda mensal. Frente a esse panorama, o presente estudo tem como objetivo identificar as principais causas que levam as pessoas da classe C ao endividamento e as soluções mais indicadas para que as mesmas saiam desta situação. O trabalho apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com uma amostra de 104 indivíduos pertencentes à classe C, na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que os principais fatores que levam a classe C ao endividamento são o cartão de crédito, o consumismo, a falta de planejamento e o enfrentamento por situações inesperadas. Além disso, verificou-se que as pessoas do sexo feminino e com baixa escolaridade possuem maior propensão ao endividamento. Em relação às maneiras para sair dele, uma estratégia voltada para a classe C foi traçada. A Educação Financeira, por fim, apareceu como uma alternativa para reduzir o nível de endividamento dessa classe. Tais evidências poderão ser aplicadas em maior escala, no sentido de levar conhecimento financeiro a essa classe e fazer com que elas utilizem o crédito de forma mais consciente.

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