$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: ONTOLOGIA DO LIMITE
Autor: RAQUEL DE AZEVEDO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 31504
Catalogação:  21/09/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31504@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.31504

Resumo:
Numa inversão da pergunta lévi-straussiana acerca da mitologia ameríndia, trata-se aqui de investigar de que modo o pensamento ocidental incorpora o processo catastrófico de colonização do continente americano. A resposta a essa pergunta passa, segundo minha hipótese, pela estrutura de pensamento que se inaugura com a Utopia de Thomas More, diretamente influenciada pelos relatos de viagem de Américo Vespúcio. A divisão interna do livro de Thomas More, segundo a qual a ilha de Utopia surge como um enclave no interior da Inglaterra do século XVI, permite uma aproximação entre a literatura utópica e a metafísica leibniziana. Este trabalho procura mostrar que o pensamento utópico se constitui como um caso particular da teoria dos infinitos mundos possíveis de Leibniz. Enquanto Thomas More opera com um único mundo possível em oposição ao mundo realmente existente, Leibniz pensa a ordenação do mundo a partir dos infinitos possíveis, compondo uma teoria geral do pensamento distópico.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui