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Avançada


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Título: HISTÓRIA NA ESCOLA: OS DESAFIOS DA TOLERÂNCIA RELIGIOSA
Autor: FABIANO TARANTO PEREIRA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32216
Catalogação:  30/11/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32216@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32216

Resumo:
O presente trabalho se propõe a pensar a aula de História como adequada e propensa para problematizar e debater sob a perspectiva da tolerância religiosa. A aula de história é o local onde o ensino-aprendizagem se concretiza na sua mais clássica forma. Sendo assim, é importante identificar a existência do preconceito religioso na escola e como isso é visto pelos professores de história da escola básica. Baseando-se nos conceitos de tolerância e cultura escolar, o presente trabalho buscou, através de um estudo de caso, feito em uma escola municipal do Rio de Janeiro, com base no ano de 2015, com entrevistas e análise de livros didáticos, identificar perspectivas e ações de agentes escolares sobre a intolerância religiosa, além de buscar propostas baseadas na percepção do campo de pesquisa.

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