$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ARTE A SERVIÇO DA CIÊNCIA: A OBRA DE HERCULE FLORENCE DURANTE A EXPEDIÇÃO LANGSDORFF (1825-1829)
Autor: CRISTINA FONSECA ROMANELLI ROSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA EDUARDA CASTRO MAGALHAES MARQUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33107
Catalogação:  23/02/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33107@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33107

Resumo:
Este trabalho se propõe a refletir sobre a concepção científica presente na produção artística de Hercule Florence em seu trabalho como segundo desenhista da Expedição Langsdorff, de 1825 a 1829. Mais conhecido pela invenção da fotografia no Brasil, Florence desenvolveu pesquisas em outras áreas e demonstrou o interesse pela ciência por meio de trabalhos artísticos dotados de extremo rigor e cujo objetivo evidente era a produção de conhecimento sistemático. Em busca de representações precisas da realidade, ele teria se apoiado na estética neoclássica, cujos atributos – como racionalidade, objetividade e proporcionalidade – favoreciam seu objetivo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui