$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PROFESSOR AUTOR DO CURRÍCULO E DE SUAS PRÁTICAS: PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: CLAUDIA VIANNA DE MELO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RITA DE CASSIA PRAZERES FRANGELLA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36690
Catalogação:  11/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36690@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36690

Resumo:
A escola brasileira passa por uma mudança significativa, com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos e a obrigatoriedade de matrícula da criança de seis anos no primeiro ano. O Ministério da Educação (MEC), por meio de legislação e orientações específicas, tem por principal objetivo da mudança a proposta de uma educação qualitativa para a criança cidadã. Contudo, a questão do currículo se apresenta nesse cenário entre as antigas práticas pedagógicas e as perspectivas de novas propostas curriculares. Nesta pesquisa, objetivei me dedicar à questão do currículo e do fazer curricular do professor do primeiro ano. Tendo por premissa que o professor possui valores locais e pessoais e é ator no cenário da política educacional, como tal ele tem a possibilidade de interpretar e criar seu currículo. O currículo assim concebido será uma manifestação possível da política. Para consecução da pesquisa, foram realizadas duas entrevistas com as professoras de primeiro ano de uma escola municipal do estado do Rio de janeiro e uma pesquisa bibliográfica com a análise do documento histórico da escola. Durante a trajetória da pesquisa, em diálogo com sujeitos, dados de campo e teóricos como Sonia Kramer, Stephen Ball e Frangella, encontrei a narrativa como uma possibilidade para o fazer curricular das crianças do primeiro ano. Por isso, defendo a posição de um professor formulador do currículo em uma produção cultural coletiva enredada na narrativa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui