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Título: PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: COMO OPERAR DENTRO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL?
Autor: RENATA MENDES GUIMARãES GEOFFROY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA HELENA COELHO MARTINHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36804
Catalogação:  13/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36804@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36804

Resumo:
A partir de uma prática pessoal como psicóloga concursada da Prefeitura do Rio de Janeiro, convocada pela Secretaria Municipal de Educação, o presente trabalho tem como objetivo a reflexão sobre o lugar do psicanalista fora do consultório, mais especificamente dentro da instituição escolar, e suas possibilidades de atuação. O embasamento teórico foi elaborado a partir de pesquisas sobre o tema educação em Freud e sobre os quatro discursos descritos por Lacan, articulando-os à prática dentro da instituição. Reconhecendo a constituição do liame social com base em diversos discursos, defende-se que a reflexão sobre a inserção do psicanalista na instituição escolar possa contribuir para uma prática profissional de acordo com a ética da psicanálise – sempre centrada no desejo.

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