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Título: VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA REUTILIZAÇÃO DE BATERIAS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS PARA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE ENERGIA EM UNIDADES CONSUMIDORAS RESIDENCIAIS
Autor: PATRICK GRANDMASSON CROCKETT CHAVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46828
Catalogação:  13/02/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46828@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46828@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46828

Resumo:
A presença de veículos elétricos na frota mundial está em rápida ascendência na última década. Montadoras estão se direcionando cada vez mais para uma transição de veículos alimentados por combustão para energia elétrica. Em complemento a isso, novos acordos internacionais a favor da sustentabilidade energética vêm sido celebrados entre governos, proveniente da crescente mentalização da população a respeito do meio ambiente, fazendo com que o a presença de veículos elétricos ganhe um impulso ainda maior. No Brasil, esse movimento ainda está em sua fase inicial, porém se mostra no mesmo trajeto dos países mais avançados neste segmento. Grandes montadoras têm começado a introduzir este tipo de veículos no mercado brasileiro em números cada vez maiores nos últimos anos. No entanto, como os primeiros lotes de baterias de veículos elétricos e híbridos estão atingindo a idade de aposentadora, meios de reutilização eficiente dessas baterias começam a ganhar cada vez mais relevância. A tarifa branca de energia por sua vez, é um novo modulo tarifário na qual há uma variação do preço da energia conforme o horário de consumo. Ela estará disponível qualquer unidade consumidora, independentemente de seu consumo mensal, a partir de 1 de janeiro de 2020. Essa tese propõe a construção de uma unidade de armazenamento estacionário, que será aplicada em conjuntos residenciais possibilitando o consumo de energia elétrica somente nos períodos de tarifa mais barata, fazendo com que os consumidores que aderirem ao sistema possam economizar nas despesas mensais em energia elétrica. O foco do estudo está na construção de uma unidade de armazenamento estacionaria que utiliza a bateria aposentada de um veiculo elétrico. Diversos premissas como o custo de conversão da bateria e sua degradação ao longo de sua segunda vida são consideradas na analise da viabilidade financeira do projeto. Os resultados obtidos nas simulações finais realizadas, foram muito promissores. A implementação do projeto se mostrou bastante viável nas condições propostas. Foi permitido extrair um bom tempo de uso, de 13 anos, do sistema de armazenamento, assim como um considerável lucro em cima do investimento inicial.

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