$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ASPECTOS METODOLÓGICOS PARA AVALIAÇÃO DA COOPERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA COMO MECANISMO DE FOMENTO À INOVAÇÃO: ESTUDO DE CASO KUNUMI
Autor: CARMEM CELES ABRANTES
GABRIELE DA SILVA SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VENETIA MARIA CORREA SANTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 47098
Catalogação:  17/03/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47098@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47098

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo a realização de um estudo de caso de uma empresa de tecnologia brasileira. É analisada a cooperação universidade-empresa baseando-se no modelo da hélice tríplice de Etzkowitz (2013). O estudo visa compreender como a empresa construiu um formato de colaboração de sucesso no ecossistema brasileiro e objetiva também demonstrar como esse relacionamento, quando bem estruturado, contribui para o estímulo da inovação e é benéfico para as instituições e para a sociedade como um todo. Assim, primeiramente, é feita uma contextualização a respeito da inovação, tecnologia e do ecossistema brasileiro, para maior entendimento da conjuntura socioeconômica. Em seguida, é exposto o referencial teórico relativo ao conceito de hélice tríplice para embasar os fundamentos da cooperação. Posteriormente, é apresentado o estudo aprofundado acerca da Kunumi, startup de inteligência artificial brasileira. Para isso, foi selecionada a metodologia de Canvas para parceria com universidades desenvolvido por Frolund, Murray e Riedel (2017) publicado na MIT Sloan Management Review. Esta metodologia foi utilizada como forma de avaliação e enquadramento do formato de parceria de empresas com universidades. Em seguida compara-se o estudo com outros dois exemplos norte-americanos citados no artigo, de modo a discutir e explorar a cooperação universidade-empresa na prática. Por fim, conclui-se que a Kunumi preza por um relacionamento de longo prazo com seus parceiros, acarretando um modelo contínuo de contato com novas tecnologias e iniciativas de pesquisa. Ao mesmo tempo, percebe-se que os resultados também são factíveis no longo prazo, principalmente o desenvolvimento de novos projetos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui