$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: MURRAY ROTHBARD, LEFT AND RIGHT E A DEFESA DO LIBERTARIANISMO NOS EUA (1965 - 1968)
Autor: KEVIN DE ARAUJO DIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 49726
Catalogação:  02/10/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49726@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49726@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49726

Resumo:
No cenário político do Estados Unidos após 1945, o libertarianismo esteve intrinsicamente ligado ao ressurgimento do movimento conservador. Entretanto, no efervescente ambiente político da década de 60, alguns intelectuais libertários, como Murray Rothbard, decidiram trilhar um caminho diferente. Esses intelectuais passaram a reavaliar suas opções ideológicas, buscando, assim, por alternativas para lidar com os principais dilemas da época. Com a finalidade de melhor entender essas mudanças, esta dissertação teve como objetivo investigar a reinterpretação do libertarianismo operada por Murray Rothbard em sua atuação na revista Left and Right: A Journal of Libertarian Thought, criada em 1965. Para isso, foram apresentadas as principais expressões do pensamento libertário na política norte-americana dos séculos XIX e XX. Em seguida, analisou-se os textos de Rothbard presentes na Left and Right entre 1965 e 1968, a fim de entender suas principais ideias, alianças e conflitos políticos. Dessa forma, as estratégias utilizadas por Rothbard em sua reinterpretação do libertarianismo foram melhor elucidadas, tornando este trabalho uma importante oportunidade de refinar as concepções acerca dessa corrente política no cenário norte-americano.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui