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Título: TECTÔNICA DA PAISAGEM: NATUREZA, PROJETO E CULTURA ARQUITETÔNICA
Autor: ANDRE PORTO FRIAS DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS OSMAR FAVERO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 50013
Catalogação:  22/10/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50013@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50013@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50013

Resumo:
A partir da apuração da inevitável necessidade de transformação do meio natural pelo homem na construção do seu habitat, o trabalho investiga uma cultura projetual que busca evidenciar os pontos de contato e as articulações entre natureza e artifício ao propor ações transformadoras da paisagem por meio do esforço criativo e da técnica. O papel central da arquitetura discutido não se refere apenas à construção do abrigo essencial que visa garantir sobrevivência frente às contingências naturais, mas também à necessidade de transformar natureza em cultura. Este processo de conversão é colocado pela investigação como o próprio sentido de paisagem, conceito chave na aproximação às questões elaboradas pela pesquisa. A partir de uma certa abordagem teórica deste e das discussões elaboradas na pesquisa sobre tectônica e prática material, o trabalho caracteriza o conceito tectônica da paisagem como princípio de ação da cultura projetual em questão. Princípio através do qual será analisado um determinado modo de pensar e projetar arquitetura, estabelecendo a base pela qual é proposta uma aproximação a certo tipo de projeto que parte das articulações, das juntas entre natureza, paisagem e artifício. Discussão teórica que informa a análise crítica da proposta para a Baía de Montevidéu desenvolvida por Paulo Mendes da Rocha. A pesquisa demonstrou que a cultura de projeto investigada contribui na construção de um discurso arquitetônico fundeado na potência instrumental da arquitetura em transformar a realidade de maneira crítica e imaginativa, enriquecendo o mundo cultural do homem.

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