$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS E O COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: THAIS DE OLIVEIRA TRINDADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51598
Catalogação:  26/02/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51598@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51598@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51598

Resumo:
Um dos pressupostos deste trabalho é que o desenvolvimento humano se dá em contextos. Acedita-se que entender o desenvolvimento durante a Educação Infantil seja necessária à compreensão dos diferentes contextos que fazem parte da vida das crianças. Para tal, será utilizado o modelo de Urie Bronfenbrenner sobre o contexto social, em que as crianças se desenvolvem. Utilizou-se o conceito de Nicho de Desenvolvimento proposto por Sara Hrarkness e Charles Super que contribui para a compreensão do papel do contexto no desenvolvimento. A presente tese teve como objetivo investigar as relações das práticas educativas parentais e as características familiares com os comportamentos transgressores das crianças de três a cinco anos do município do Rio de Janeiro. Participaram do estudo 50 pais e 6 professoras de 1 creche localizada em uma favela da Zona Sul do Rio de Janeiro e de 1 Espaço de Desenvolvimento Infantil na Zona Norte do Rio de Janeiro. Foram aplicados os instrumentos: Escala de Crenças Sobre Práticas Parentais na primeira infância, o Inventário do Clima Familiar – ICF e a ficha de dados sociodemográfica. Uma entrevista dirigida com as professoras foi realizada para investigar os objetivos propostos. A partir das análises feitas, pode-se perceber que a maioria dos pais e mães demonstra em suas respostas preocupações e cuidados com seus filhos, visto que para a maioria das afirmativas eles responderam nível 5 (sempre). Esse achado pode ser relacionado com as análises das entrevistas das professoras, que demonstram, de forma geral, que as crianças não apresentam comportamentos agressivos ou transgressores. Para a análise de dados foi utilizado o software Iramuteq. O corpus geral das entrevistas foi constituído por 50 textos, que representam as 50 entrevistas realizadas na pesquisa. Emergiram 8.745 ocorrências (preposições, palavras, formas ou vocabulários), sendo 1094 palavras distintas e 171.047 palavras com uma única ocorrência. Além disso, nos dados sociodemográficos encontram-se participantes com formações que variaram do Ensino Fundamental Incompleto (24 por cento) ao Superior Completo (4 por cento). Logo, como nos diz Bronfenbrenner (1992), pode-se verificar as possíveis influências na relação da criança com o ambiente onde está inserida. Acredita-se que, se a criança está inserida em um ambiente saudável para seu desenvolvimento, ela dificilmente apresentará comportamentos transgressores ou agressivos nesses espaços. A partir das análises das respostas dos pais e das professoras, pode-se dizer que os aspectos relacionados a crenças e práticas parentais estão de acordo com o perfil de comportamento apontado pelas professoras em suas entrevistas. Acredita-se que o presente estudo possa trazer benefícios tanto para a área de educação quanto para a área da psicologia do desenvolvimento e psicologia da educação.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui