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Título: ESCOLA E CIDADE: DISCURSOS SOBRE A MASSIFICAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA E A SEGREGAÇÃO URBANA
Autor: ROBERTO MEDEIROS NEVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52082
Catalogação:  07/04/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52082@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52082@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52082

Resumo:
Esta dissertação procura analisara relação entre o arranjo espacial das grandes cidades e a escolarização dos jovens. Nesse sentido, busca compreender melhor os efeitos dos processos que permeiam a configuração socioespacial urbana sobre a socialização das crianças e jovens na escola. Passando pelas primeiras formas de moradias populares urbanas surgidas na Inglaterra até as novas formas de segregação urbana em que estão inseridas as cidades metropolitanas brasileiras, esse trabalho buscou discutir os fenômenos urbanos que alteram a organização espacial e as consequências produzidas no espaço urbano brasileiro contemporâneo. Buscando um melhor entendimento sobre a especificidade do caso brasileiro, esse trabalho procura dissertar a respeito dos processos históricos e sociais que estruturam o projeto de cidade no Brasil. Assim como, tem a pretensão de examinar os movimentos e dinâmicas sociais e históricas que alteram o formato, o modelo, o objetivo, o publico, e o entendimento social a respeito do processo educativo no país.

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