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Coleção Digital
Título: O BRINCAR COMO DISPOSITIVO CLÍNICO: INTERVENÇÕES COM FAMÍLIAS Autor: NICOLE XAVIER MEIRELES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 52809
Catalogação: 20/05/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52809@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52809@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52809
Resumo:
Título: O BRINCAR COMO DISPOSITIVO CLÍNICO: INTERVENÇÕES COM FAMÍLIAS Autor: NICOLE XAVIER MEIRELES
Nº do Conteudo: 52809
Catalogação: 20/05/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52809@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52809@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52809
Resumo:
O brincar se apresenta como parte fundamental do processo psíquico de construção da subjetividade, e assim, as primeiras trocas do bebê com a mãe ou adulto cuidador/a funcionam como as bases relacionais fundadoras do nosso psiquismo. Desse modo, a presente pesquisa se propõe apresentar o brincar como estruturante para o processo de constituição subjetiva a partir da intersubjetividade, se debruçando nas primeiras relações do bebê, no processo de integração egóica, na dificuldade de brincar do adulto e no setting terapêutico como ambiente facilitador. Para atingir esse objetivo o texto desenvolve a noção de continuidade e descontinuidade no processo de subjetivação, utilizando ilustrações clínicas para discutir como o brincar se apresenta no espaço terapêutico. A importância da presença da família no tratamento psicoterapêutico é ressaltada assim como uma possibilidade de criação de um vínculo terapêutico que possibilite a co-construção de uma nova história.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |