$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ANÍSIO TEIXEIRA E O ENSINO DA ARTE: PERCEPÇÕES A PARTIR DAS ESCOLAS TÉCNICAS SECUNDÁRIAS DE 1930
Autor: IZABELA MAGALHAES ALVES DE SOUZA MONTEIRO DE BARROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA COELHO DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53238
Catalogação:  14/06/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53238@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53238@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53238

Resumo:
Essa dissertação tem como tema as concepções de Anísio Teixeira acerca do papel da arte no ensino. Ao assumir a Diretoria de Instrução Pública no Distrito Federal em 1931, Anísio Teixeira promoveu uma ampla reforma, com grandes mudanças, entre elas a criação das Escolas Técnicas Secundárias. Essas escolas foram criadas com o objetivo de eliminar o dualismo existente até então no sistema educacional, ampliando tanto o acesso ao ensino secundário, quanto o conteúdo de cultura geral desse segmento. A motivação pelo estudo do ensino da arte ocorre pela permanente necessidade de reafirmar e reconhecer a importância dessa área do conhecimento. Com o objetivo de identificar e analisar as propostas do ensino da arte nessas escolas, foi desenvolvida pesquisa documental e histórica, com a localização e análise de documentos e dados em acervos pessoais e periódicos, além de pesquisa bibliográfica. A partir da identificação de programas, interlocuções e influências que marcam o percurso da disciplina no período e segmento estudado, ampliou-se o recorte temporal para melhor compreensão da construção de seu pensar e agir. Foram explorados momentos da formação do educador no final dos anos 1920, bem como aspectos de sua atuação na Secretaria de Educação e Saúde da Bahia (de 1947 a 1951), que evidenciaram sua relação com a arte e a cultura, com ênfase na proposta do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Nesse Centro, Anísio promoveu uma educação integral onde esses dois elementos eram componentes fundamentais do projeto educativo. Após a análise pretendida, foi possível inferir que Anísio Teixeira buscou, ao longo de sua vida, aprimorar o ensino da arte, assim como implementar esta disciplina ao currículo do ensino secundário, acreditava que a arte era indissociável de todo processo educacional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui