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Coleção Digital
Título: ANÍSIO TEIXEIRA E O ENSINO DA ARTE: PERCEPÇÕES A PARTIR DAS ESCOLAS TÉCNICAS SECUNDÁRIAS DE 1930 Autor: IZABELA MAGALHAES ALVES DE SOUZA MONTEIRO DE BARROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA COELHO DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 53238
Catalogação: 14/06/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53238@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53238@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53238
Resumo:
Título: ANÍSIO TEIXEIRA E O ENSINO DA ARTE: PERCEPÇÕES A PARTIR DAS ESCOLAS TÉCNICAS SECUNDÁRIAS DE 1930 Autor: IZABELA MAGALHAES ALVES DE SOUZA MONTEIRO DE BARROS
Nº do Conteudo: 53238
Catalogação: 14/06/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53238@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53238@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53238
Resumo:
Essa dissertação tem como tema as concepções de Anísio Teixeira acerca do papel da arte no ensino. Ao assumir a Diretoria de Instrução Pública no Distrito Federal em 1931, Anísio Teixeira promoveu uma ampla reforma, com grandes mudanças, entre elas a criação das Escolas Técnicas Secundárias. Essas escolas foram criadas com o objetivo de eliminar o dualismo existente até então no sistema educacional, ampliando tanto o acesso ao ensino secundário, quanto o conteúdo de cultura geral desse segmento. A motivação pelo estudo do ensino da arte ocorre pela permanente necessidade de reafirmar e reconhecer a importância dessa área do conhecimento. Com o objetivo de identificar e analisar as propostas do ensino da arte nessas escolas, foi desenvolvida pesquisa documental e histórica, com a localização e análise de documentos e dados em acervos pessoais e periódicos, além de pesquisa bibliográfica. A partir da identificação de programas, interlocuções e influências que marcam o percurso da disciplina no período e segmento estudado, ampliou-se o recorte temporal para melhor compreensão da construção de seu pensar e agir. Foram explorados momentos da formação do educador no final dos anos 1920, bem como aspectos de sua atuação na Secretaria de Educação e Saúde da Bahia (de 1947 a 1951), que evidenciaram sua relação com a arte e a cultura, com ênfase na proposta do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Nesse Centro, Anísio promoveu uma educação integral onde esses dois elementos eram componentes fundamentais do projeto educativo. Após a análise pretendida, foi possível inferir que Anísio Teixeira buscou, ao longo de sua vida, aprimorar o ensino da arte, assim como implementar esta disciplina ao currículo do ensino secundário, acreditava que a arte era indissociável de todo processo educacional.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |