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Título: TORNAR-SE QUILOMBOLA: POLÍTICAS DE RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE NEGRA RURAL DE SANTANA (QUATIS, RJ)
Autor: TANIA AMARA VILELA GONCALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 55394
Catalogação:  19/10/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55394

Resumo:
Esse trabalho é fruto de uma pesquisa sobre a construção da identidade quilombola e as relações com o campo da educação, em uma comunidade remanescente de quilombos, situada no município de Quatis, Estado do Rio de Janeiro. Do mesmo modo, pretendemos investigar como o reconhecimento dos remanescentes de quilombos, enquanto sujeitos de direito, é traduzido em termos de políticas públicas, ao nível do MEC/Conselho Nacional de Educação e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, tendo nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, a sua expressão máxima. Para tal, objetiva-se analisar como a educação escolar quilombola vem sendo constituída na mediação entre o Estado, o movimento quilombola, os pesquisadores, a Escola de Santana e a Secretaria Municipal de Educação de Quatis. Numa perspectiva, que busca compreender a dinâmica das relações entre o macro e o micro, entre o particular e o geral. A pesquisa baseou-se em observação da comunidade e do cotidiano escolar, em entrevistas, relatos e na análise de documentos. O referencial teórico esteve ancorado, principalmente na teoria do reconhecimento de Fraser, Honneth e Taylor, como nos pressupostos teórico-metodológicos dos Ciclos de Políticas de Stephen Ball.

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