XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: UMA ANÁLISE DO SCRUM NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA: UM COMPARATIVO ENTRE O TEÓRICO E O PRATICADO Autor: ISABEL TOMASSINI BONZI BENEVIDES
LUANA RITTO ROCHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GUSTAVO COSTA GOMES MOREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57023
Catalogação: 11/01/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57023@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57023
Resumo:
Título: UMA ANÁLISE DO SCRUM NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA: UM COMPARATIVO ENTRE O TEÓRICO E O PRATICADO Autor: ISABEL TOMASSINI BONZI BENEVIDES
Nº do Conteudo: 57023
Catalogação: 11/01/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57023@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57023
Resumo:
Com a crescente inovação no gerenciamento de projetos, muitas empresas se veem na necessidade de entregar produtos mais sofisticados com prazos e custos menores. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as metodologias ágeis de gerenciamento de projetos, especialmente as metodologias Scrum, XP e Lean, além de realizar uma comparação entre o modelo de aplicação do framework Scrum utilizado pela empresa de tecnologia estudada e o que rege a teoria em questão. Por fim, com base nos resultados de pesquisa obtidos, eventualmente sugerir a adoção de novas práticas pautadas na melhoria e agilidade do processo. A metodologia utilizada é a pesquisa de satisfação, através de um questionário, onde os
resultados mostram que o método utilizado hoje pela equipe difere da teoria Scrum, interferindo
na agilidade e eficiência do projeto. Entretanto, é exatamente essa metodologia que melhor se
adapta no fluxo de trabalho das equipes em estudo. Os principais problemas apontados são a
falta de detalhamento das demandas e adições não previstas no escopo. Sendo assim, se tornam
necessárias algumas mudanças como uma melhor definição de papéis, mecanismos de
priorização e melhor descrição das demandas, bem como a busca por uma padronização na
aplicação da metodologia Scrum. Por fim, a pesquisa constatou ser de extrema importância para
a empresa analisada, pois permite que os projetos sejam conduzidos no menor tempo, com maior valor agregado e menor custo de operação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |