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Título: ANÁLISE DE UM APLICATIVO DE DELIVERY ONLINE DE COMIDA SOB A ÓTICA DO CONSUMIDOR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O IFOOD
Autor: FREDERICO BULHÕES PEIXOTO DE MIRANDA SANTOS
GUSTAVO CARDOSO PAIVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO XAVIER SEELING - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57053
Catalogação:  13/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57053@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57053

Resumo:
A presente monografia trata da análise, sob a ótica do consumidor, de um aplicativo de delivery online de refeições no Brasil durante a pandemia da COVID-19. Temas relacionados ao food service, e-commerce, Mobile Food Ordering Apps, modelo de negócios, ciclo de processamento de pedidos e necessidades do consumidor são abordados no trabalho. Tais conteúdos são introduzidos no trabalho através do levantamento bibliográfico apresentado no referencial teórico. O desenvolvimento da pesquisa seguiu a metodologia do estudo de caso, apoiado por 4 experiências realizadas pelos autores, entrevistas com prestadores de serviço do aplicativo e um questionário elaborado pelos autores. A empresa estudada é o iFood, principal aplicativo de delivery online de refeições do Brasil. O objetivo principal deste trabalho é estudar o caso da empresa iFood durante a pandemia da COVID-19, identificando, sob a ótica do consumidor, pontos que podem ser melhorados e, assim, propor soluções práticas. Através da coleta e análise dos dados, percebeu-se que, no geral, a empresa é muito bem avaliada e satisfaz as necessidades dos consumidores. Pontos relacionados à falta de sistema de rastreamento em algumas entregas, taxas de serviços mais altas que a média do mercado e problemas na logística foram identificados como as principais deficiências. Soluções como um sistema integrado de GPS para todos os entregadores (do iFood ou próprio do restaurante), um estudo de comparação de preços entre plataformas a fim de chegar em um preço justo de taxas de serviço e um alinhamento melhor no ciclo de processamento de pedidos foram sugeridos para mitigar as deficiências e problemas no futuro.

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