$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DATA ANALYTICS E BUSINESS INTELLIGENCE APLICADOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM DASHBOARD PARA CAPTAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA DE INVESTIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO
Autor: GEAM PIERO JOSE CALANDRIELLO MORALES
JULIA CARBALLO BLANCO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GUSTAVO COSTA GOMES MOREIRA - ORIENTADOR
LUIZ EDUARDO SANTOS TORRES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 57056
Catalogação:  13/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57056@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57056

Resumo:
Este trabalho visa elaborar um estudo sobre aplicações recentes relativas às análises e tratamentos de dados, empregando-as em uma empresa do mercado financeiro situada no Rio de Janeiro, Brasil. Para tal, foi criado um painel de controle (dashboard) através da ferramenta Microsoft Power BI, que permite uma representação amigável dos dados e consequente facilitação da análise deles. A utilização deste painel possibilitou que fosse realizado em seguida um processo mais eficiente de segmentação de mercado para desenvolvimento de estratégias assertivas de captação de clientes. É necessário haver um gerenciamento de dados projetado para centralizar e consolidar grandes quantidades de dados de diferentes fontes e deixá-los disponíveis para verificação. Essa tecnologia, conhecida como data warehouse, é um banco de dados que tem arquitetura voltada para alto volumes de dados. Entretanto, mesmo com os dados entregues, percebe-se que muitos deles não estão sendo usados de maneira adequada. Para que as empresas se mantenham competitivas é preciso tratar, limpar e filtrar esses dados em todos os níveis de gestão. Esse processo de análise de informações (dados) com um propósito específico é conhecido como data analytics. Assim, esses índices permitem a aplicação de uma inteligência de negócio (business intelligence), um termo guarda-chuva que inclui arquiteturas, ferramentas, banco de dados e aplicações de metodologias. Em todos os segmentos, há necessidade de conhecer seu cliente, entender o que o consumidor deseja. No caso do mercado financeiro, isso se aplica principalmente para que se ofereça ao cliente produtos que sejam compatíveis com seu perfil (comportamental e de risco). Isso porque o nível de exigência é crescente, forçando empresas e colaboradores a elevarem seus níveis de serviço para atender as demandas requisitadas. Para tal, foram selecionados indicadores que embasassem a realização da segmentação, seleção de público-alvo e posicionamento da empresa analisada. A seguir, estas ideias foram utilizadas para fortalecer a criação de estratégias de captação de clientes, objetivo geral deste trabalho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui