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Avançada


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Título: OS IMPACTOS DO MODELO DE ENSINO E DE TRABALHO EMERGENCIAL À DISTÂNCIA NA SAÚDE PSÍQUICA DOS UNIVERSITÁRIOS EM PERÍODO DE ESTÁGIO
Autor: BRUNA FLANZER
LUIZA NEVES WERNECK DA SILVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VENETIA MARIA CORREA SANTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57091
Catalogação:  17/01/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57091@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57091

Resumo:
A pandemia do Covid-19 veio de forma abrupta, gerando mudanças no estilo de vida da população. A prática da quarentena se fez necessária, devido à urgência de isolamento, e as empresas e universidades se viram obrigadas a se reinventar subitamente com o cenário imposto. Dentre as principais mudanças, destaca-se a transição para o ensino à distância e para o home office, cuja adesão evidenciou pontos positivos e negativos destes modelos. A rápida alteração do contexto repercutiu de forma distinta em cada um, e o fato de ter sido algo não planejado fez com que a experiência apresentasse impactos negativos na população. Por outro lado, também pôde-se perceber as vantagens de usar a tecnologia para facilitar processos e evitar deslocamentos desnecessários. Tendo em vista essa situação, este trabalho buscou compreender a visão do público de estudantes universitários em período de estágio, a respeito do modelo implementado. Em termos de metodologia, para isso, foi realizada uma pesquisa, composta por um questionário, buscando resultado de um universo mais amplo; e entrevistas, visando uma amostra mais reduzida, visando aferir com maior qualidade os dados obtidos. Tal pesquisa apontou indicadores relevantes sobre o modelo à distância, como um agravamento nas doenças psicológicas, e uma piora na qualidade de vida. Como resultado dá má estruturação do home office e do EAD, devido à falta de alinhamento entre as partes, a quantidade de horas em contato com o computador aumentou, o sono foi afetado negativamente e o sentimento de sobrecarga se tornou preocupante. O resultado é que o que antes era sequencial, permitindo com que as pessoas reservassem horários na rotina para cada atividade, foi substituído pelo hábito de realizar atividades simultâneas, o que pode repercutir de forma ruim na saúde mental dos estagiários. Horários de descanso e de deslocamento viraram mais horários de trabalho e estudo, uma vez que o volume de ambos aumentou. Após análise aprofundada, conclui-se que a faculdade e o estágio precisam conversar entre si para garantir a conciliação entre os dois modelos, visando a preservação da saúde psíquica. Dessa forma, o estudo revelou que o estilo de trabalho e estudo, que comportaria de forma mais adequada as necessidades do público-alvo, seria o híbrido, pois este garantiria as melhores propriedades do modelo à distância e presencial.

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