$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ENSINO DE INFERÊNCIAS: O QUE PROFESSORES DE QUARTO E QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECEM
Autor: CLAUDIA SANTOS DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SILVIA BRILHANTE GUIMARAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 58750
Catalogação:  28/04/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58750@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58750@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58750

Resumo:
Ler com vista a alcançar a compreensão ainda é uma dificuldade a ser superada por muitos alunos. A compreensão leitora e, mais especificamente, as inferências precisam se tornar objeto de ensino, cujo propósito seja formar leitores capazes de produzir sentido para o que leem. Assim, se as inferências demandam um ensino sistematizado, nosso objetivo com esta pesquisa foi analisar e descrever o conhecimento dos professores de quarto e quinto ano do ensino fundamental sobre o ensino de inferências. Participaram do presente estudo 67 professores que atuam ou já atuaram no quarto e/ou quinto ano em escolas do Rio de Janeiro. Esses professores responderam um formulário eletrônico contendo os instrumentos: 1) questionário sobre tipos de perguntas inferenciais e não inferenciais; 2) Escala de Estratégias para Ensino de Inferências (EEEI); 3) questionário de perfil dos docentes. Os achados receberam um tratamento quantitativo, e se estruturou a análise dos dados em duas etapas: análise fatorial exploratória e análise das frequências de respostas. Os resultados foram discutidos à luz da teoria cognitiva da leitura. De uma maneira geral, os resultados referentes às perguntas inferenciais e não inferenciais, bem como às estratégias de compreensão leitora apontaram que os professores conhecem tanto perguntas adequáveis ao ensino de inferências quanto estratégias de compreensão que possuem relevância em tal ensino. À vista desse conhecimento dos professores, uma perspectiva de ensino de compreensão que entende a leitura como uma atividade de produção de sentido se sobressaiu. Sobre a realização de perguntas, os professores declararam conhecer perguntas de processo e de produto, não se restringindo às perguntas literais. A importância dos conhecimentos prévios do leitor para o ensino de inferências parece integrar o conhecimento dos professores. Por meio desta pesquisa, foi possível ressaltar e discutir a importância da produção de inferências para a formação de leitores proficientes e autônomos, bem como dispor estratégias de compreensão leitora e refletir sobre elas como caminhos favoráveis para ensinar os alunos a estabelecerem inferências autorizadas pelo texto. Por fim, através do que os professores declararam conhecer a respeito de ensino de inferências, conseguimos analisar como questões relacionadas à compreensão leitora e, mais especificamente, à inferência são concebidas pelos docentes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui