$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: O LUGAR DE ALTERNATE POSSIBILITIES AND MORAL RESPONSIBILITY DE HARRY FRANKFURT NO DEBATE COMPATIBILISTA
Autor: MARCOS CESAR PAES DE CARVALHO FILHO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 59851
Catalogação:  01/07/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59851@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.59851

Resumo:
O presente trabalho busca apresentar, em linhas gerais, o chamado exemplo de tipo frankfurtiano, conforme elaborado no artigo: Alternate Possibilites and Moral Responsibility (1969), de Harry Frankfurt. Divisor de águas nas discussões sobre o livre-arbítrio na filosofia de tradição anglófila, o recurso argumentativo que aqui será trabalhado busca fornecer cenários onde é possível se falar de responsabilidade moral de ações que não poderiam ser evitadas. Para isso, começaremos com uma breve apresentação do chamado problema do livre-arbítrio, seguida por uma exposição do compatibilismo e do incompatibilismo como vias clássicas de trato deste problema. Feito isso, mostraremos o desenvolvimento deste tipo de exemplo no artigo supracitado, buscando evidenciar aquilo que em sua estrutura possibilita uma resposta algo compatibilista ao argumento das possibilidades alternativas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui